domingo, 14 de maio de 2017

20 Atividades para Estimular o Desenvolvimento da Linguagem. Dos 0 aos 2 anos.


  • Encoraje o bebé a produzir sons de vogais ("a", "e", "o") dando o modelo exagerado com os seus lábios. Quando o bebé já consegue emitir estes sons, encoraje-o a emitir sons silábicos, como "mã", "pá", "dá" e "bá". Estas sílabas são geralmente as primeiras a ser adquiridas porque dependem da enorme vontade de imitação que caracteriza os bebés, e é mais fácil imitar as sílabas que os adultos pronunciam com os lábios do que sílabas com outras consoantes, como "cá", em que o ponto de articulação é na garganta e portanto não é tão visível. Em suma, vale a pena investir nestes sons! Até porque as palavras mais importantes para os bebés: "mamã, papá, papa, dá" têm precisamente estas mesmas sílabas.
  • Reforce cada uma das tentativas do bebé mantendo o contacto ocular, respondendo e imitando as suas vocalizações, como se de uma conversa se tratasse.
  • Na resposta a essas "conversas" utilize diferentes entoações e padrões de discurso, assim como se estivesse a perguntar: "Ai sim? Verdade?" ou a responder: "É tão bom saber isso, bebé!" Pode usar palavras ou imitar as vocalizações do bebé. O que lhe parecer mais natural e como se sentir mais confortável.
  • Imite as expressões faciais e o riso do bebé.
  • Ensine o bebé a imitar as suas ações, como bater palmas, mandar beijinhos, jogar ao esconde-esconde com uma fralda ou pano sobre o rosto.
  • Os "jogos de mãos", como a canção "A Dona Aranha Subiu pela Parede" ou o "Doidas, Doidas Andam as Galinhas" são também muito úteis e estimulantes, já que o bebé aprende a antecipar os movimentos que se seguem.
  • Cante canções simples e lengalengas com rimas. São muito estimulantes e ajudam a marcar o ritmo das palavras e a desenvolver a consciência dos sons da fala (competência crucial para uma posterior aprendizagem da leitura e nunca é cedo demais para começar!). Existem muitos livros e CD infantis, mas se necessitar de uma sugestão de elevadíssima e inquestionável qualidade, veja aqui ou aqui.
  • Fale com o bebé em todos os momentos de interação com ele, quer no banho, na mudança de fralda, nos momentos de vestir e despir ou de alimentação.
  • A forma mais eficaz de fazer com que os bebés entendam a linguagem é descrever tudo o que se está a fazer, de forma simples, clara e pausada: "Agora vamos colocar o champô no teu cabelo", "Pegamos na mala, abrimos a porta, fechamos à chave e carregamos no botão do elevador." Mesmo assim, tipo "programa de culinária". Esta forma de comunicar tem a vantagem de se poder chamar a atenção do bebé verbalmente para o que ele está a ver, dando-lhe um sentido, e ajudá-lo a conhecer os nomes dos objetos que está a ver a mãe manipular ou apontar.
  • Identifique as cores dos objetos, sobretudo se tiver vários objetos iguais apenas diferentes nas cores, como canetas ou molas da roupa.
  • Conte pequenas quantidades de objetos (não mais do que 5 a 10 objetos), não tente ensinar a contar como uma "lengalenga", faça sempre a correspondência termo a termo, quer seja a subir pequenos lances de escadas, quer sejam objetos como talheres ou lápis.
  • Utilize gestos para apoiar o que está a dizer, como "adeus" ou "dá".
  • Comece a introduzir sons de animais: "Olha aqui um cão! O cão faz ão, ão, ão." Peça ao bebé para repetir as vozes dos animais.
  • Acolha e sorria a cada tentativa que o bebé faça de comunicar.
  • Os bebés até pelo menos aos 18 meses dizem "frases de uma só palavra", como "água" ou "papa". Devemos expandir estas mesmas frases: "O bebé quer papa!", "A Sofia quer água!", embora sem exigir que o bebé repita.
  • Leia livros com/ para o bebé. Mas atenção, nesta idade, não se leem histórias seguindo as palavras do texto. Devem escolher-se livros pequenos, apelativos, coloridos e com poucos desenhos e poucos detalhes por página.
  • Quando a criança tiver capacidade de apontar peça-lhe que aponte (e depois que nomeie) objetos, animais e pessoas que lhe sejam familiares, quer num livro ou fotografias, quer ao vivo.
  • Não atrase a introdução dos sólidos (mastigação) sob que pretexto for depois dos 8 meses, a não ser, obviamente, por indicação médica expressa em caso de malformação do palato ou das vias aéreas superiores ou doença neurológica. De facto, a mastigação é crucial para estimular a realização de um repertório de movimentos que serão posteriormente essenciais para a articulação verbal. "Só quem mastiga é que vem a falar".
  • Até aos 18 meses desligue a televisão, o tablet ou o telefone móvel a não ser para falar por vídeo-conferência com familiares próximos. A exposição a ecrãs, mesmo com conteúdos vendidos como "educativos" ou "próprios para bebés", longe de estimular, atrasa o desenvolvimento da linguagem (não se esqueça, "para falar são precisos dois!"). Para mais informações reveja um post sobre este tema.
  • Certifique-se de que o bebé ouve bem e consegue localizar a origem dos sons, mesmo que tenha passado no rastreio auditivo à nascença, sobretudo se for uma criança com história de otites repetidas ou infeções respiratórias frequentes.

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