domingo, 9 de abril de 2017

Livros sobre Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. E também Sobre Adoção #2



Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares

"Os Ovos Misteriosos" é um livro maravilhoso, ou não fosse da Luísa Ducla Soares. Faz parte do Plano Nacional de Leitura para leitura orientada no primeiro ano de escolaridade, mas genericamente pode ser lido a partir dos três anos. Mas, claro, nestas circunstâncias o melhor é ler previamente o livro e ver se o nível de desenvolvimento do seu filhos se coaduna já com a compreensão do texto.

A história é de uma galinha órfã de filhos, a quem o dono roubava os ovos todas as manhãs. Até que, corajosa. decidiu ir para a floresta chocar um ovo sozinha. Passado pouco tempo, e de forma misteriosa, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. E todos os outros lhe perguntavam por que ia chocar ovos que não eram dela. E ela respondia. amorosamente, como todas as mães adotivas: "Estão no meu ninho, vão ser meus filhos!" Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma improvável ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo, e também um pinto. Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar.

Mas no fim, numa grande aventura, todos, de modos também diferentes, defenderam o irmão pinto quando o viram ameaçado, dando sentido a todos os esforços da galinha.

Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora. Para ser lido e relido e colocar e responder a perguntas sobre adoção, sobre as diferenças entre os irmãos e as necessidades de cada um e a forma como cada um deve ser tratado, não com igualdade, mas segundo as suas características. Pode ainda ser lido como uma abordagem à multiculturalidade ou à inclusão de crianças com necessidades especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário