sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dislexia: Condições Especiais para a Realização de Provas e Exames 2017

Em fevereiro deste ano foram publicadas as condições especiais para a realização de provas e exames para o ano de 2017. As condições são muito semelhantes às de 2016, nomeadamente:


a) a obrigatoriedade de realização do Exames Nacionais e não exame a nível de escola.
b) Ausência de tempo suplementar;
c) No caso dos alunos diagnosticados com dislexia, que estejam ao abrigo das medidas educativas preconizadas pelo DL 3/2008 e que tenham no seu Programa Educativo Individual as medidas de Adequação no Processo de Avaliação e/ou Tecnologias de Apoio podem beneficiar das seguintes condições:

1. No caso dos alunos com Dislexia Ligeira ou Moderada: Aplicação da Ficha A - Apoio para Classificação de Provas e Exames no Caso da Dislexia - onde constam os erros tipificados, não sendo considerados neste caso.
2. No caso dos alunos diagnosticados com Dislexia Grave, deverá ser aplicada a Ficha A - Apoio para Classificação de Provas e Exames no Caso da Dislexia e poderão ser autorizadas ouras condições, nomeadamente a leitura orientada da prova, utilização de computador e realização da prova em sala à parte.

Os encarregados de educação deverão certificar-se, junto do professor titular ou do professor de educação especial se estas condições foram requeridas ao Júri Nacional de Exames dentro do prazo regulamentar (terminado a 17 de março).

Mais informações aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário